Como prometemos no artigo anterior, agora a segunda parte do que vimos no Google I/O 2024.
Em 2014 o Google apresentou o Voice Search, 10 anos depois surge o Video Search. Você pode gravar a sua pergunta em vídeo. Por exemplo: você pode filmar o defeito de equipamento que não funciona corretamente e a AI busca soluções para você.
Responsabilidade
Responsible AI
Com o avanço de uma tecnologia emergente como a AI, ficam questionamentos sobre segurança e responsabilidade do conteúdo gerado a partir desse sistema. O Google está apresentando algumas soluções para evitar o mau uso da AI.
- Red Teamming: uma equipe dedicada a identificar vulnerabilidades e pontos fracos.
- Feedback de grupos: especialistas em segurança interna, especialistas acadêmicos e da sociedade civil ajudam a identificar riscos emergentes de ameaças a recursos que podem ser perigosos, como em áreas de biologia química.
- SynthID: buscando levar transparência das mídias digitais, aplicam uma marca d’água invisível em imagens, áudios, texto e vídeo, para facilitar a identificação de que o recurso foi gerado por uma ferramenta de AI.
Capacidade computacional
Tudo o que foi trazido exige um volume bem significativo de processamento e entendimento. Nos últimos 5 anos a demanda por computação em Machine Learning aumentou 1 milhão de vezes, e aumenta em 10 vezes a cada ano. Então aqui um pouco sobre os esforços de melhoria computacional:
//Blackwell
No início de 2025, o Google vai oferecer acesso ao processamento no Blackwell, a nova GPU (arquitetura de unidade de processamento) desenvolvida pela NVIDIA focada no desenvolvimento de IA generativa. Modelo que promete uma redução de até 25x o consumo de energia da sua versão anterior com capacidade de processar 1 trilhão de parâmetros de LLMs em tempo real.
//Trillium
6ª geração das TPUs do Google (chips de processamento), com capacidade de melhora de processamento em 4,7x e estará disponível para os clientes do Google Cloud até o final de 2024.
Para fechar
AI já está sendo citada ao extremo e, apesar de não ser uma solução completamente nova, está se integrando cada vez mais no dia a dia. Estamos vivendo uma grande mudança que deve ter todo seu impacto ainda por ser entendido, assim como foi a revolução industrial no século XVIII, como foi a internet no século XX, ou os smartphones já no início do século XXI (está sentindo os grandes marcos acontecendo cada vez mais rápido?). Se quiser ficar de olho e ter acessos antecipados, acompanhe pelo https://labs.google/.
Só para não esquecer
Aqui na Essi estamos usando AI nas mais diversas frentes e de diferentes formas, sempre buscando integrar tecnologia e aprendizado aos nossos serviços.



